Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A lenda do Tangram- Yu e o deus trovão

Há muitas histórias diferentes sobre a origem do Tangram, todas elas têm pontos em comum, bastante interessantes, deixo-vos quatro delas. As primeiras três são as mais comuns, mas a quarta é verdadeiramente surpreendente e coberta de significado.

O mensageiro e o Imperador
"Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado."
daqui

O discipulo e o mestre
"Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.
Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
-Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
-Mas mestre, como poderei mostrar- -lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu- lhe das mãos e quebrou-se em sete peças
Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem."
daqui

O Sr. Tan e o azulejo
"Era uma vez, num país muito distante, um senhor chinês chamado Tan. O senhor Tan vivia num palácio dourado, junto de um lago. O que ele mais adorava era passear à volta do lago durante horas a fio... Um dia, enquanto vagueava no meio dos juncos, viu no chão um objecto brilhante. Baixou-se e descobriu um magnífico azulejo de prata. Apanhou-o e admirou-o: o azulejo era liso como a superfície do lago, macio como uma pluma, brilhante como o seu traje. Quis virá-lo mas... infelizmente, o lindo azulejo escapou-lhe das mãos e partiu-se no chão em 7 pedaços! O senhor Tan, desiludido, tentou reconstituí-lo. Juntando as peças, criou a forma de uma pequena personagem! Deslocou mais umas peças e, para seu espanto, formou-se uma linda casa! O senhor Tan regressou ao palácio muito entusiasmado por ter inventado um novo jogo. Baptizou-o de TANGRAM e mandou fabricar um para cada habitante do seu reino!"
daqui

O ponto comum entre estas histórias é o objeto, azulejo ou espelho quadrado, que por acidente cai e se parte em 7 figuras geometricas (Tans). Comum também é que quando o mensageiro/discipulo/Sr. Tan tenta reconstruir o quadrado acaba por formar várias outras imagens.
No entanto encontrei, como vos disse, uma história bastante diferente, que por isso me chamou a atenção e partilho convosco.

Yu e o deus do trovão
Há muitos milhares de anos atrás, Yu (玉龙), o Grande Dragão, viveu entre os humanos. Estes veneravam-no porque ele era 'yang', bom, e estava sempre pronto a ajudá-los. Um dia o deus do trovão, numa explosão de raiva, com ciúmes das ofertas que os homens tinham levado a Yu, esmagou o céu com seu machado. Então, o céu caiu sobre a Terra em sete peças pretas como o carvão e a luz desapareceu levando consigo todas as coisas existentes.
No início Yu sentiu-se triste pelo mal que tinha acontecido ao mundo, mas depois sentiu-se nostálgico. Decidiu então recolher as sete peças pretas do céu e, em memória do antigo mundo, começar a montar vários tipos de formas: animais, plantas e seres humanos que haviam desaparecido. Mas depois de terminar cada uma das formas, a sua sombra abandonava-as para vaguear pelo mundo deserto a lamentar-se da sua má sorte.
Estas lamentações chegaram aos ouvidos do Deus do Trovão que ficou impressionado e, para remediar o dano que havia causado, criou, para cada uma das sombras, o ser vivo correspondente, para que pudessem repovoar a Terra.
Diz-se que a partir desse momento a nossa sombra segue fielmente todos os movimentos que fazemos. Diz-se também que com os sete pedaços do céu, chamados Qi Qiao Ban (literalmente "sete tábuas da astúcia"), tudo na Terra ainda pode ser moldado ".
daqui

Podem ler mais sobre o tangram aqui.
Et Voilá!
Achei esta história tão irrequieta, que o lugar dela é aqui

Divirtam-se!

1 comentário:

sara disse...

essas historias são munto boas mais esta faltando uma aquela que o rei vai fazer um festa no palácio dele e um homem que gostava do rei queria ir mais não tinha presente ai ele viu um espelho ele foi levar para o rei mais deixou cair e o espelho se repartiu em 7 peças e o homem levou e falou que era um jogo muito disputado em toda a china

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...