O maior valor de precipitação registado em Portugal, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal, foi em Janeiro de 1977, nas Penhas da Saúde, Concelho da Covilhã. No dia 14/01/1977, esta zona do país registou 220mm de chuva.
A medição da precipitação tem como objectivo único determinar a quantidade de água que cai em dado local, durante um dado período de tempo.
A medição é feita de uma forma muito simples, mede-se a quantidade de água que cai num determinado ponto, e estima-se a altura que esta atingiria numa superfície horizontal, se não existissem perdas por evaporação, por escoamento ou por infiltração.
A quantidade de precipitação é medida em milímetros, numa determinada área durante um determinado período, por exemplo 24mm/m2/24h.
Hoje vamos ver uma forma simples de fazer esta medição... no quintal. De facto o procedimento é bastante simples e não requer qualquer material especial, obviamente que não iremos obter um resultado de precisão cientifica, mas é suficientemente bom para se ter uma ideia do processo.
Em primeiro lugar este ensaio só pode ser feito na estação das chuvas, e como não estamos a utilizar equipamento cientifico, convém que não esteja muito calor para que não haja perdas por evaporação.
Vamos construir o nosso primeiro elemento de uma estação meteorológica caseira, o pluviómetro.
Precisamos de:
- papel,
- caneta,
- régua,
- garrafa PET, de base recta,
- lata grande, pode ser um balde ou similar, a garrafa tem de caber lá dentro,
- caneta resistente à água, uma alternativa é arranjarem fita resistente à água mas onde possam escrever, esta fita é cara e não se vende em qualquer lado,
- fita isoladora,
- pá,
- um cantinho no quintal, que não esteja protegido da chuva.
Como fazer:
- Numa folha de papel desenhem um gráfico, eixo dos X e dos Y, no eixo dos X marquem o dia, não precisa de coincidir com o dia do mês, o Dia1 pode ser o primeiro dia do ensaio, registem o período de duração do ensaio no titulo do gráfico, por exemplo "Pluviosidade no quintal da avó Maria no período de dia 10/11/2011 a 10/12/2011", no eixo dos Y a quantidade de chuva, em mm;
- Lavem a garrafa muito bem, eliminem resíduos de cola ou papel;
- Cortem a garrafa na zona onde ela deixa de ser inclinada e passa a ser recta, mais ou menos a 1 terço do gargalo;
- Com a régua e a caneta resistente à água, marquem a parte recta, que agora ficou com aspecto de um copo, por exemplo de 5mm em 5mm, o ideal claro é mm a mm, quanto mais próximo estiverem desta medida melhores resultados conseguem obter;
- Encaixem a parte de cima da garrafa (de pernas para o ar, tipo funil) na parte de baixo (copo);
- Isolem a a zona de encaixe com a fita isoladora;
- Abram um buraco no "cantinho do quintal", este local tem de ficar exposto à chuva;
- Enterrem o balde/ lata;
- Coloquem o a garrafa lá dentro;
- Registem a hora a que colocaram o vosso frasco na terra;
- Todos os dias, à mesma hora, e durante todo o período da vossa experiência, registem no gráfico a altura de água marcada no frasco;
- Depois de medir, despejem o frasco, e coloquem-no novamente no local;
- Em princípio não será necessário descontar o volume que o funil ocupa, mas se a água ultrapassar o funil, tirem o funil antes de medir.
Referencias: http://www.meteo.pt; imagens da internet
Et voilá!
Um pluviómetro caseiro para Meteorologistas de palmo e meio
Divirtam-se!
1 comentário:
Boa tarde, a medição, para ser correta, tem de ser feita a partir da base onde a garrafa é direita, já que a base da mesma é irregular.Colocando barro ou cimento até onde a garrafa é direita, dará leituras corretas. Para ajudar, basta colar uma régua à garrafa, terá medições de mm em mm ;).
Enviar um comentário