Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Medir a pluviosidade- pluviómetro caseiro

Agora que chegou a chuva, pelo menos aqui em Portugal, ela tem feito alguns estragos.

O maior valor de precipitação registado em Portugal, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal,  foi em Janeiro de 1977, nas Penhas da Saúde, Concelho da Covilhã. No dia 14/01/1977, esta zona do país registou 220mm de chuva.
A medição da precipitação tem como objectivo único determinar a quantidade de água que cai em dado local, durante um dado período de tempo. 

A medição é feita de uma forma muito simples, mede-se a quantidade de água que cai num determinado ponto, e estima-se a altura que esta atingiria numa superfície horizontal, se não existissem perdas por evaporação, por escoamento ou por infiltração.
 
A quantidade de precipitação é medida em milímetros, numa determinada área durante um determinado período, por exemplo 24mm/m2/24h.
 
Hoje vamos ver uma forma simples de fazer esta medição... no quintal. De facto o procedimento é bastante simples e não requer qualquer material especial, obviamente que não iremos obter um resultado de precisão cientifica, mas é suficientemente bom para se ter uma ideia do processo.

Em primeiro lugar este ensaio só pode ser feito na estação das chuvas, e como não estamos a utilizar equipamento cientifico, convém que não esteja muito calor para que não haja perdas por evaporação.

Vamos construir o nosso primeiro elemento de uma estação meteorológica caseira, o pluviómetro.

Precisamos de:
  • papel,
  • caneta,
  • régua, 
  • garrafa PET, de base recta,
  • lata grande, pode ser um balde ou similar, a garrafa tem de caber lá dentro,
  • caneta resistente à água, uma alternativa é arranjarem fita resistente à água mas onde possam escrever, esta fita é cara e não se vende em qualquer lado,
  • fita isoladora,
  • pá,
  • um cantinho no quintal, que não esteja protegido da chuva.
Como fazer:
  1. Numa folha de papel desenhem um gráfico, eixo dos X e dos Y, no eixo dos X marquem o dia, não precisa de coincidir com o dia do mês, o Dia1 pode ser o primeiro dia do ensaio, registem o período de duração do ensaio no titulo do gráfico, por exemplo "Pluviosidade no quintal da avó Maria no período de dia 10/11/2011 a 10/12/2011", no eixo dos Y a quantidade de chuva, em mm;
  2. Lavem a garrafa muito bem, eliminem resíduos de cola ou papel;
  3. Cortem a garrafa na zona onde ela deixa de ser inclinada e passa a ser recta, mais ou menos a 1 terço do gargalo;
  4. Com a régua e a caneta resistente à água, marquem a parte recta, que agora ficou com aspecto de um copo, por exemplo de 5mm em 5mm, o ideal claro é mm a mm, quanto mais próximo estiverem desta medida melhores resultados conseguem obter;
  5. Encaixem a parte de cima da garrafa (de pernas para o ar, tipo funil) na parte de baixo (copo);
  6. Isolem a a zona de encaixe com a fita isoladora;
  7. Abram um buraco no "cantinho do quintal", este local tem de ficar exposto à chuva;
  8. Enterrem o balde/ lata;
  9. Coloquem o a garrafa lá dentro;
  10. Registem a hora a que colocaram o vosso frasco na terra;
  11. Todos os dias, à mesma hora, e durante todo o período da vossa experiência, registem no gráfico a altura de água marcada no frasco;
  12. Depois de medir, despejem o frasco, e coloquem-no novamente no local;
  13. Em princípio não será necessário descontar o volume que o funil ocupa, mas se a água ultrapassar o funil, tirem o funil antes de medir. 
NOTA: Em alternativa à garrafa PET podem utilizar um frasco de vidro alto e um funil de plástico, o procedimento é o mesmo.

Referencias: http://www.meteo.pt; imagens da internet

Et voilá!
Um pluviómetro caseiro para Meteorologistas de palmo e meio

Divirtam-se!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde, a medição, para ser correta, tem de ser feita a partir da base onde a garrafa é direita, já que a base da mesma é irregular.Colocando barro ou cimento até onde a garrafa é direita, dará leituras corretas. Para ajudar, basta colar uma régua à garrafa, terá medições de mm em mm ;).

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...