Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 21 de junho de 2011

Email Universidade de Princeton efeito dos imans na comida

Em resposta a um pedido da Ana que aparentemente recebeu um email daqueles mesmo queridos a alertar para o perigo de ter imans no frigorífico, resolvi pesquisar um pouquito sobre esta questão, até porque fiquei irrequieta com a história que me pareceu exageradamente rebuscada.
Este foi o email:


"Pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram uma coisa terrível. Durante vários meses foram alimentando dois grupos de ratos, um grupo com os alimentos armazenados num frigorífico, e a outra com os alimentos armazenados no frigorífico, mas com vários ímanes decorativos na porta. O objectivo do estudo foi o de ver como eles afectam a radiação electromagnética nos alimentos. Surpreendentemente, após rigorosos estudos clínicos concluíram que o grupo de ratos que comeram alimentos irradiados pelos ímanes foi 87% maior possibilidade de contrair cancro."


Encontrei várias explicações, umas mais ciêntificas outras mais terra a terra. Encontrei pessoas que juravam a pés juntos que era verdade, outras que tinham um primo de um tio de um conhecido que andava na Universidade de Princeton.


Estes são alguns factos terra a terra que encontrei:
  • O campo magnético dos imans simples é muito fraco.
  • Em todo o caso o ferro do frigorífico absorve a maioria destas radiações portanto o que passa "para dentro" do frigorífico não é mensurável.
  • Todos os frigoríficos eléctricos são inevitavelmente movidos com motores eléctricos estes, enquanto funcionam, têm mudanças de campo eléctrico muito mais fortes que a dos imans.
  • A própria Terra tem um campo magnético, nós vivemos rodeados por ele. 
  • Por último, a comida não é composta de materiais magnéticos, logo não é influenciada por campos magnéticos.
Agora os factos e os argumentos da lógica:


De acordo com este email viral, os investigadores da Universidade de Princeton com sede nos EUA descobriram que os imans decorativos presentes nos frigoríficos de muita gente devem ser retirados das portas por terem um efeito adverso sobre os alimentos, e que poderia aumentar significativamente  risco de cancro nos utilizadores de ímans. De acordo com a mensagem, "estudos clínicos rigorosos", usando dois grupos de camundongos mostraram que os ratos que consumiram comida "irradiada" de um frigorífico com ímans tinham mais 87% de probabilidade de contrair cancro do que os ratos que comiam alimentos de um frigorífico sem imans na porta.
Em primeiro lugar, como sempre me ensinaram, se vais mentir não dês pormenores, não há nenhum registo de um estudo como o descrito na Universidade de Princeton.


Além disso, não há evidências credíveis que sugiram que um íman de frigorífico possa ter um impacto tão negativo sobre os alimentos armazenados no interior de um frigorífico. Um íman de frigorífico é simplesmente um pequeno íman permanente de baixa potência. Um íman permanente é um objecto feito de um material magnetizado, que cria o seu próprio campo magnético persistente.


Há um debate em curso sobre os possíveis efeitos nefastos para a saúde da radiação eletromagnética, como aquela gerada por linhas de energia e telefones celulares. No entanto, imans permanentes têm sido usados ​​para uma grande variedade de propósitos ao longo dos anos, e não há evidência científica que os liguem ao cancro ou outros problemas de saúde humana.


O próprio email ignora o facto de que o frigorífico tem componentes que geram campos magnéticos. Muitos frigoríficos modernos são equipados com selos de porta que contêm tiras magnéticas que ajudam a manter a porta fechada. E o motor eléctrico que acciona a maioria dos frigoríficos também gera um campo eletromagnético.


Por último se as reivindicações na mensagem fosse verdadeiras, os resultados do estudo supostamente teria sido bem divulgados em várias revistas científicas e médicas, e também teria sido amplamente divulgado na comunicação social. A ausência de qualquer um destes relatórios é, por si só, suficiente para identificar o alerta como falso.
Fontes: Hoax- Slayer; Revista Brasileira de Epidemiologia
Universidade de Princeton- Investigação


Espero que tenha sido útil,
Divirtam-se! sempre... com imans

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem... só em imans que revestem os vedantes da porta estão uns bons 3 a 4 metros deles...o que eu acho é que os imans da porta do frigorifico da Univ. em causa eram provenientes de Fukushima e para além do seu próprio campo magnético, tinham também acumulado radiação nuclear, o que, como toda a gente sabe, interage com alimentos para ratos que se guardam em frigorificos! ...

na realidade os ratos reagiram foi aos alimentos frios!

VT

Ternurinha disse...

Sim, é hoax :)

http://www.hoax-slayer.com/refrigerator-door-magnet-warning.shtml

Clara disse...

ola ternurinha benvinda!
é hoax, tal como os links das fontes on indicam , um abraço

Ana disse...

Olá Clara :)
Muito obrigada.
Conforme disse, fiquei desconfiada e o meu marido nada convencido, mas mesmo assim, lembrei-me que alguém poderia saber algo mais concreto. Também fui ao site da Universidade de Princeton e não encontrei nada.

Beijinhos e obrigada pelos esclarecimentos.

mfc disse...

Sabes?!
Adoro estas desmontagens.
Só te digo uma coisa... parabéns, muitos parabéns!

Clara disse...

olá ana! Já sabes não corras a tirar os desenhos dos miudos da frigorifico

mfc, a mim apenas a pesquisa, a sintese e o esmiuçar da explicação, porque também tive de ir esgravatar :)

um abraço

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...