Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fazer um stencil

Fazer um stencil
Quando andava na escola ter uma régua com buraquinhos para fazer desenhos fazia de nós o alvo de todas as atenções. Hoje vamos ver como podemos fazer um stencil, que não é nem mais nem menos que o desenho da régua aumentado e pronto para utilizar em qualquer superficie (pelo menos numa grande variedade delas).
Cortar o próprio stencil exige um pouco de paciência, mas é fácil e gratificante. O seu irrequieto vai achar o máximo poder usar um molde para desenhar, e poder repetir o mesmo "boneco" em milhares de superficies, sempre igual, sempre, sempre... talvez seja melhor não fazer só um stencil mas sim vários... :).

Fazer um stencil
Precisamos de:
    Fazer um stencil
  • Um x-acto.
  • Uma placa de corte ou pedaço de cartão no qual possa cortar o stencil, poderá também ser uma placa de madeira ou outra superficie rigída que possa ser danificada sem prejuizo do seu valor. 
  • Um acetato ou plástico rígido, pode comprá-lo numa papelaria ou em qualquer loja de fotocópias/encadernação, é melhor se for transparente.
  • Uma impressão ou fotocópia do desenho que quer transformar em stencil.
  • Fita adesiva, há no mercado algumas fitas que não deixam cola no acetato depois de retiradas, no entanto, qualquer fita serve. 
Como fazer:
    Fazer um stencil
  1. Coloque o acetato por cima do desenho e prenda-os com a fita, de modo que não escorregue quando você começar a cortar o stencil. O acetato deve ser um pouco maior que o seu desenho, vamos dizer cerca de 3cm a toda a volta.
  2. Com o x-acto- use sempre uma lâmina nova- comece a cortar o seu acetato. 
  3. Corte ao longo das linhas rectas mais compridas, corte de uma só vez, sem hesitações, se tiver um corte hesitante vai-se notar no resultado final
  4. Enquanto corta pressione com a mão livre o acetato+impressão, isto facilitará o corte, mantenha as mãos longe da lâmina!!!!
  5. Quando tiver terminado, apare ou corte qualquer ponta que tenha ficado.

O seu irrequieto vai adorar pintar com estes moldes, pinte t-shirts, quadros, a parede do quarto, enfim o que a sua imaginação ditar. depois de utilizar o stencil limpe-o e arrume-o em local seguro e longe da vista dos seus irrequietos, para não haver surpresas. 

Locais onde pode encontrar stencils para recortar:
Free Stencils
About

Et voilá!
Desenhos iguais por todo o lado
Divirtam-se!

1 comentário:

Ana disse...

Muito interessante. Acho que vou experimentar com acetato.
Beijinhos

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...